A DIGESTÃO DAS FÓRMULAS INFANTIS PODERÁ SER TÓXICA PARA AS CÉLULAS INTESTINAIS


A digestão das fórmulas infantis poderá ser tóxica para as células intestinais


13 JUNHO, 2016

digestão das fórmulas infantis poderá ser tóxica para as células intestinais. Estudos in vitro sugerem que os ácidos gordos obtidos a partir da digestão das fórmulas infantis, poderão causar a morte das células intestinais, que por sua vez poderá contribuir para enterocolite necrotizante(ECN), uma doença inflamatória intestinal que ocorre mais frequentemente em bebés prematuros. O mesmo não acontece com a digestão do leite materno.
Os bebés prematuros alimentados com fórmulas infantis estão mais susceptíveis em desenvolver ECN comparativamente com bebés alimentados com leite materno, no entanto desconhecia-se o motivo pelo qual a amamentação teria efeito protector.
Um grupo de investigadores em bioengenharia de San Diego da Universidade de Califórnia, colocou em hipótese que, a acção da lípase na digestão das gorduras presentes nas fórmulas infantis, mas não do leite materno, disponibilizavam ácidos gordos livres (AGL) que eram citotóxicos para as células intestinais.
O resultado da experiência testada em ratos revelou que, a digestão das fórmulas infantis pela acção da lípase causava morte significativa dos neutrófilos (47 a 99% nas fórmulas infantis comparativamente com 6% no leite materno) e nas células epiteliais e endoteliais do intestino.
quantidade de ácidos gordos livres foi significativamente mais elevada nas formulas infantis do que no leite materno e a morte celular a partir das formulas infantis reduzia significativamente quando se usava um inibidor da lípase, concluindo que os AGL induziam a citotoxicidade, contribuindo para o desenvolvimento da ECN.
O intestino de adultos saudáveis ou de crianças mais velhas possuem uma barreira na mucosa intestinal que lhes previne os danos celulares que os AGL possam causar. No entanto, o intestino do recém nascido prematuro é muito imaturo, o que poderá explicar o facto de serem mais susceptíveis em desenvolver ECN.
Referências: Penn A., E. Altshuler A., W. Small J, F. Taylor S., R. Dobkins K, W. Schmid-Schönbein G. Digested formula but not digested fresh human milk causes death of intestinal cells in vitro: implications for necrotizing enterocolitis. Pediatric Research (2012) 72, 560–567.; Créditos da imagem: http://wholesomebabyfood.momtastic.com/homemadebabyinfantformula.htm

Fonte:http://www.stopcancerportugal.com/2016/06/13/digestao-formulas-infantis-toxica-para-celulas-intestinais/

Comentários