PERDA DE PESO É COMUM EM RECÉM-NASCIDOS;ENTENDA POR QUE!

Perda de peso é comum em recém-nascidos; entenda

Preocupadas com a perda de peso dos bebês muitas mães investem em complementação alimentar já nos primeiros meses de vida. "Esta é uma fase natural do recém-nascido, independentemente de ele estar mamando bem ao seio materno", explica neonatologista do Hospital Santa Luzia, em Brasília, Dra. Ana Marily Soriano.
O Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que oaleitamento materno seja exclusivo até os seis primeiros meses de vida do bebê e aamamentação até os dois anos de idade ou mais. O colostro, como é conhecido o leite da primeira mamada da criança, é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico do recém-nascido. "Ele é rico em proteínas, anticorpos, sais minerais e imunoglobulinas. Por isso, é considerado a primeira vacina do recém-nascido", afirma Ana.

Crédito: Shutterstock[/caption]
Segundo a especialista, o colostro tem em sua composição pouca gordura, o que otimiza a perda de 10% do peso em relação ao nascimento. "A suplementação alimentar é indicada apenas quando a perda de peso for superior a 10% ou quando a criança não recupera o peso após os 15 dias de vida", explica. Bebês que fazem parte de grupos de risco como, prematuros, filhos de mãe diabética, mães com mamoplastia ou prótese de silicone também costumam precisar de suplementação alimentar.
Após um período de 5 a 7 dias o colostro passa por uma transição, tornando-se um leite maduro. O denominado "leite maduro" é mais rico em gordura, o que irá efetivamente engordar o bebê e aumentar a sensação de saciedade. O uso de suplementação durante a amamentação estimula o desmame precoce, pois a mamadeira apresenta uma facilidade maior de sucção em relação ao seio materno. "Estimular o aleitamento materno em livre demanda é uma atitude benéfica para o desenvolvimento das crianças, pois quanto mais o bebê sugar, mais estimulará a descida do leite e sua transição do colostro para o leite maduro", destaca Ana.
Fonte:http://www.bolsademulher.com/bebe/0-a-1-ano/materia/entenda-a-perda-de-peso-e-comum-em-recem-nascidos/

Comentários