MINISTÉRIO DA SAÚDE RECOMENDA QUE MÃE FIQUE COM BEBÊ POR 24 HORAS APÓS O PARTO


Ministério da Saúde recomenda que mãe fique com bebê por 24hs após o parto


O Ministério da Saúde passou a instruir os serviços de saúde a manterem o recém-nascido sadio junto da mãe por ao menos 24 horas após o parto, momento a partir do qual a alta pode ser realizada. De acordo com a portaria 2.068, publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (24), a recomendação vale para maternidades públicas e privadas.
A recomendação segue uma diretriz da OMS (Organização Mundial da Saúde). No texto, a pasta cita um texto do órgão da ONU, como um dos embasamentos da nova ordenação.
Manter bebê e mãe juntos no mesmo quarto (alojamento conjunto) ajuda a fortalecer o vínculo afetivo entre pai, mãe e filho, favorece o aleitamento materno respeitando as características individuais da mãe e do recém-nascido e propicia cuidados constantes ao bebê, informa a pasta no texto da portaria.
Além disso, de acordo com a portaria, manter o alojamento conjunto contribuiria na redução de riscos de infecção relacionados à permanência do bebê em estabelecimento de saúde. "O alojamento conjunto possibilita a atenção integral à saúde da mulher e do recém-nascido, por parte do serviço de saúde", diz o .texto

Para mães e bebês saudáveis

O modelo seria destinado apenas a mulheres sem contraindicações para a permanência junto ao seu bebê saudável. 
O modelo não é recomendado para bebês nascidos com menos de 1,8 kg, com icterícia, alguma má-formação ou que estejam sob investigação de infecções congênitas.
A Academia Americana de Pediatria também recomenda que crianças fiquem junto dos pais após o nascimento. A entidade diz que bebês devem dividir a mesma cama com a mãe, medida que evitaria a síndrome da morte súbita durante o sono. Os recém-nascidos deveriam ser mantidos em um berço sobre a cama, e nunca soltos ao lado da mãe.

Fonte:http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2016/10/25/ministerio-recomenda-que-mae-fique-com-bebe-por-24h.htm

Comentários